Android 5.0 L é lançado com o nome Lollipop

android-lolipopA nova versão do Android foi apresentada ao público em junho desse ano, e após alguns meses de expectativas por parte dos usuários e testes por parte da Google, o novo Android 5.0 Lollipop foi anunciado oficialmente. Pelo visto todas as especulações acerca do nome só serviram mesmo parar dar um pouco de gás na promoção do novo Android, já que o nome já esperado desde a apresentação da nova versão do SO foi o anunciado.

O Android L 5.0 Lollipop estará chegando em 3 novos dispositivos da Google, o smartphone Nexus 6, o tablet Nexus 9 e o dispositivo de mídia Nexus Player. Ele também estará disponível para os Nexus 4, 5, 7, 10 e pro Google Play Edition nas próximas semanas.

A novidade mais esperada em relação ao Android 5.0 Lollipop é sem dúvidas o novo projeto da Google, o Material Design, que conta com novos recursos e um visual mais elaborado para os dispositivos. A plataforma conta também com animações mais vividas, um design mais limpo aos olhos, um menu de multitarefas repaginado e uma nova forma de interação a partir de comandos de voz, além de uma nova interface mais intuitiva.

Para quem estava curioso com o projeto de Material Design desde o começo, a Google disponibilizou algumas atualizações de aplicativos que davam um gostinho do que estava vindo por aí, como as atualizações do Google Play e do Chrome Beta. Um dos objetivos do Material Design seria o de unificar o visual de software de vários dispositivos, assim como a experiência do Android, como smartphone, tablets, dispositivos de mídia, etc .Por isso a Google garante que alguns recursos como músicas, fotos, aplicativo, e até buscas de internet poderão ser compartilhados entre dispositivos Android de forma fácil.

E para os desenvolvedores, o Android 5.0 Lollipop também veio com surpresas agradáveis. A nova plataforma conta com cerca de 5 mil novas APIs. Além disso ele vem também com novos controles para personificação de notificações em seu aparelho, um novo modo para salvar a bateria, que faz com que ela dura até 90 minutos a mais, suporte para múltiplas contas de usuários, modo guest e novas formas de segurança para conectividade Bluetooth.

Algumas dessas novidade já tinham sido incorporadas por algumas fabricantes em seus smartphones há algum tempo, mas agora a Google está fazendo com que elas sejam parte ao seu sistema operacional.

O Android 5.0 Lollipop marca uma mudança de visual bastante significativa no sistema operacional da Google, coisa que aconteceu da ultimas vez em 2011 com o lançamento do 4.0 Ice Cream Sandwich, além de criar uma oportunidade para que o Android cresça em outros dispositivos além de smartphone e tablets. Fica cada vez mais claro que a Google pretende fazer com que seu SO esteja presente em cada vez mais dispositivos no futuro, e o Android 5.0 Lollipop é um grande passo para isso.

Android 5.0 Lolipop: Confira os smartphones que receberão o novo Android

Depois de revelar o Android Lollipop, o Google anunciou que todos os dispositivos Nexus, incluindo o 4 e o 7 e aparelhos do Google Play Edition, receberão o sistema operacional. Durante o evento de lançamento, a empresa não havia mencionado os modelos mais antigos.

A Motorola também divulgou que todos os modelos Moto X, Moto G e Moto E receberão a atualização do sistema. Mais cedo, a HTC informou que alguns de seus principais modelos poderão contar com o Lollipop nos próximos 90 dias.

Ainda não há previsão de quando a atualização chegará nos dispositivos da Google e da Motorola, mas isso deve acontecer nas próximas semanas.

O novo sistema operacional Android 5.0 Lolipop traz grandes mudanças no Android, com novas cores, animações e movimentos que permitem que os aplicativos “conversem”, já que funcionam mesmo quando o usuário trocar de uma janela para outra. Todos os apps serão desenvolvidos com base no Material Design, uma linguagem que pretende tornar a experiência multiplataforma mais agradável.

Fonte: Olhar Digital | Mobilexpert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *