Segundo Operadoras, Decisão judicial de suspender Whatsapp é desproporcional


suspensao-whatsappA polêmica sobre a determinação de suspender o aplicativo Whatsapp em todo o país foi recebida com surpesa pelo setor de telecomunicações, segundo nota divulgada na noite da última quarta (25) pelo Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil).

“O SindiTelebrasil entende que a medida pode causar um enorme prejuízo a milhões de brasileiros que usam os serviços, essenciais em muitos casos para o dia a dia das pessoas, inclusive no trabalho”, diz a nota.

Para a entidade, a decisão é desproporcional, já que para conseguir informações de um número reduzido de pessoas, negadas pela proprietária do Whatsapp, decidiu-se suspender o serviço em todo o país e “para isso, exigir a aplicação dessa medida das prestadoras de telecomunicações, que não têm nenhuma relação com o serviço.”

O mandado foi do juiz Luiz Moura, da Central de Inquéritos da Comarca de Teresina (PI), em documento do último dia 11. De acordo com nota divulgada pela Secretaria de Segurança Pública do estado, a ordem foi expedida por causa de descumprimento de decisões judiciais anteriores por parte do aplicativo móvel Whatsapp.

Os processos judiciais que originaram a medida tiveram início em 2013. O caso partiu de investigação da Polícia Civil, foi levado ao Ministério Público do estado e à Justiça.

A delegada Kátia Esteves, responsável pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente da Polícia Civil, designada para chefiar as investigações, disse, em entrevista à imprensa, que é possível que o aplicativo seja retirado do ar.

Durante a entrevista, a delegada não confirmou se a decisão judicial está relacionada à exposição da imagem de crianças e adolescentes na rede social. De acordo com Kátia, como o processo corre em segredo de Justiça, ela não pode dar nenhuma informação adicional sobre o inquérito.

Fonte: Info




WhatsApp no Android: Mensagem de 2 mil caracteres trava aplicativo


whatsapp-crashDois pesquisadores de segurança independentes da India, ambos com 17 anos, Indrajeet Bhuyan and Saurav Kar relataram ao The Hackers News que descobriam uma vulnerabilidade no famoso aplicativo para troca de mensagens, o WhatsApp, que permite que qualquer pessoa possa travar de certa forma o aplicativo no smartphone de um dos seus contatos apenas ao mandar uma mensagem.

Os dois pesquisadores demonstraram como essa vulnerabilidade funciona para um analista de segurança do site, e a apelidaram de WhatsApp Message Handler vulnerability. Em uma demonstração em vídeo, eles mostraram como uma mensagem específica de 2000 palavras pode travar o WhatsApp do destinatário. Já foi demonstrado que mandar uma mensagem muito grande pelo aplicativo, com mais de 7mb, poderia travá-lo, mas com essa nova vulnerabilidade e com essa mensagem específica de apenas 2kb, é possível fazer o mesmo.
Inicialmente, foi descoberto que enviar mensagens com tamanhos maiores que 7 MB poderia causar um crash no app, mas, como o novo método, a dupla conseguiu o mesmo efeito com um bloco reduzido de texto, de apenas 2 KB. Os dois dizem que a falha foi reproduzida na maioria das versões do Android, desde o KitKat até versões inferiores, mas ainda bastante populares entre os usuários do sistema. Não se sabe se o WhatsApp para iOS e Windows Phone também são afetados.

O que acontece é que sempre que o destinatário tentar abrir a conversa para ver a mensagem nova, o aplicativo trava e é forçado a fechar. A vítima então terá que apagar toda a conversa com quem enviou a tal mensagem se quiser falar com a pessoa novamente.

De acordo com a dupla, essa vulnerabilidade foi testada e comprovada na maioria das versões do sistema operacional da Google, o Android, incluindo o KitKat, Jellybean e anteriores. A mensagem também pode ser enviada para grupos no WhatsApp, o que força que esse grupo seja fechado já que ninguém mais conseguirá acessá-lo. A mensagem pode ser mandada quando um usuário não quiser que outro guarde alguma conversa entre eles, forçando assim o contato a ter que apagar o chat inteiro.

Ainda não foi testado se o iOS também contaria com essa vulnerabilidade, mas já é certo que ele não funciona no Windows 8.1. Todas as versões para o Android foram testadas e comprovadas, incluindo as 2.11.431 e 2.11.432. O aplicativo tão famoso, que foi comprado pelo Facebook em fevereiro desse ano, já conta com cerca de 600 milhões de usuários e, de acordo com os pesquisadores, há um número estimado  de 500 milhões  de usuários que podem ser afetados por essa vulnerabilidade.

O que acaba sendo até uma surpresa, principalmente depois do WhatsApp anunciar que contará com um novo sistema de criptografia para mensagens, visando justamente a segurança dos seus usuários.

Confira vídeo:

 




Seis dicas de uso do WhatsApp que poucos usam, mas deveriam conhecer


whatsapp-dicas

O WhatsApp é um recurso fundamental na maioria dos smartphones e mesmo celulares mais antigos, somando cerca de mais de 500 milhões de usuários. Isso significa que a empresa, recentemente adquirida pelo gigante das redes sociais Facebook, fez muitas coisas certas na hora de produzir o aplicativo, mas não quer dizer que não há como melhorar esta experiência.

Esconder o “visto por último”

Para evitar que as pessoas fiquem sabendo quando você esteve online, você pode desativar este recurso. Para usuários do iOS, basta entrar em Ajustes > Conta > Privacidade > Visto por último e selecionar Ninguém; já no Android, você deve entrar em Configurações > Informações da conta > Privacidade > Visto por último e selecionar Ninguém.

Bloquear o WhatsApp (Android)

Quem nunca se viu na situação incômoda de colocar o celular na mão de alguém torcendo para que esta pessoa não fique bisbilhotando em suas coisas? Para isso existe o Bloquear Messenger e Chat, que inclui um PIN para abrir o aplicativo. Sem esta senha, a pessoa será impedida de acessar suas conversas. Simples assim. O app também funciona para outros serviços de bate-papo.

Criar atalhos para contatos (Android)

Se você tem o hábito de se comunicar frequentemente com algum grupo ou uma pessoa específica, você pode criar um atalho na página inicial. Assim fica mais fácil enviar mensagens para seus amigos sem precisar abrir o aplicativo. Para isso, basta entrar na área de conversas do aplicativo e pressionar e segurar o contato que gostaria de fixar. Um pop-up irá aparecer; basta apertar Adicionar atalho para a conversa. Contudo, esta ferramenta está disponível apenas no Android.

Impedir fotos do WhatsApp de se misturarem no celular (iOS)

Para quem gostaria de manter as fotos recebidas no WhatsApp exclusivamente no aplicativo é bem simples para quem tem iOS. Para isso, é só entrar em Ajustes > Privacidade > Fotos e desmarcar a opção do WhatsApp.
Mudar de número
Para quem trocou de número mas manteve o mesmo telefone, não é necessário reinstalar o aplicativo. Basta entrar em Configurações > Informações da Conta > Alterar número. A ferramenta guiará o usuário pelo restante do processo.

Notificações no desktop

Mais do que uma dica para o WhatsApp, uma dica para a vida. O aplicativo Pushbullet consegue fazer a ligação entre seu computador e seu celular, para você ver as notificações diretamente no seu desktop sem a necessidade de olhar para o celular. Assim, quando chegar alguma mensagem do WhatsApp, ela deve aparecer no seu PC por meio de uma extensão para o navegador e fica a seu critério abrir o aplicativo para responder ou não. Para baixar, clique aqui -> Android | iPhone




WhatsApp Perguntas Frequentes Sobre o Uso do Aplicativo


WhatsApp dicas e como utilizar os recursos do aplicativo

WhatsApp Perguntas frequentes

O que é a Mensagem de Voz?

A Mensagem de Voz é uma forma eficaz de se comunicar com seus amigos e família. Nós fizemos o melhor para construir uma experiência para o usuário que fosse o mais similar possível em todos os tipos de aparelhos. De qualquer forma, incentivamos que você dê uma olhada nas páginas abaixo, para que você possa entender melhor como a Mensagem de Voz funciona no seu aparelho.

Por quê minhas imagens antigas estão desfocadas?

Uma foto aparecerá desfocada se o WhatsApp não conseguir mais localizar a mesma no seu aparelho ou no seu SD card. Isto acontece apenas se uma foto for apagada do seu aparelho ou cartão de memória.

Uma vez que uma foto é transferida para o seu telefone, a mesma não pode ser transferida novamente, fazendo com que seja necessário solicitar ao seu contato que a envie novamente.

As fotos são salvas de forma mais segura em um cartão de memória. No futuro, recomendamos que você mantenha um cartão de memória no seu telefone, se possível.

Eu vou mudar de número ou aparelho de telefone, o que devo fazer?

Antes de descartar um número de telefone, você deverá migrar ou apagar a sua conta no WhatsApp. Uma forma simples de apagar a sua conta antiga e migrar seus dados para o seu novo número é através do recurso Mudar o Número de Telefone. Uma outra opção será apagar a sua conta sem ativar outro número ao mesmo tempo. Para aprender sobre este processo, por favor, leia aqui.

Lembre seus contatos de apagar o seu número de telefone antigo de suas listas de contato e salvar o seu número novo. Como muitas operadoras reciclam os números de telefone, você pode esperar que o seu número antigo terá um novo proprietário.

Se você parar de usar a sua conta mas esquecer de apagar a mesma ou migra-la, você pode entrar em contato conosco para solicitar que a sua conta seja desativada. Uma vez que você parar de usar a sua conta, se a mesma for reativada em um aparelho novo após 45 dias, sua conta antiga será apagada completamente.

Antes de passar o seu smartphone adiante, assegure-se de limpar todos os seus dados do telefone. Lembre-se de também limpar o seu cartão de memória, caso tiver um. Isto lhe garante que suas informações pessoais não sejam vistas.