Operadoras de Celular

Informações básicas da operadoras que atuam na área de telefonia celular. Tecnologia, área de cobertura, etc.

vivoA Vivo é uma joint venture da Telefónica Móviles e Portugal Telecom formada em dezembro de 2002 a partir de 7 prestadoras de celular nas Bandas A e B. Estas prestadoras correspondiam a 5 companhias listadas nas bolsas de valores de São Paulo e Nova Iorque: Telesp Celular Participações S.A., inclui Global Telecom; Tele Centro Oeste Participações S.A., inclui NBT; Tele Leste Celular Participações S.A.; Tele Sudeste Celular Participações S.A. e Celular CRT Participações S.A.

Presente em 86% do território nacional, a Vivo está em 19 estados brasileiros, além do Distrito Federal, com uma cobertura total de 7 milhões de quilômetros quadrados. Nos Estados não atendidos pela Vivo e em outros países, clientes podem se comunicar através do serviço roaming. Hoje a Vivo é a única operadora no Brasil que oferece serviços de comunicação móvel desenvolvidos nas duas tecnologias mais utilizadas no mundo: GSM e CDMA. Além disso, é a única que oferece também serviços de terceira geração CDMA EV-DO. Site www.vivo.com.br

OIA Oi é a maior companhia de telecomunicações do Brasil em faturamento e em número de telefones instalados. Com controle 100% nacional, a empresa é pioneira no Brasil na prestação de serviços convergentes e integrados de telecomunicações.

A Oi oferece transmissão de voz local e em longa distância, telefonia móvel, comunicação de dados, internet e entretenimento.

A Oi atende a região composta por 16 estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Sergipe, Amapá, Amazonas, Pará e Roraima. A Oi opera na Região I, Banda D do SMP com tecnologia GSM. Site: www.oi.com.br

timA TIM tem no Brasil cobertura celular nacional (SMP) consolidada através de prestadoras da Banda A e B (TDMA e GSM) e GSM. Estas prestadoras foram consolidadas em 2005 na Tim participações.

A TIM implantou uma rede GSM nas Bandas A e B utilizando as subfaixas de extensão que adquiriu. Ela oferece serviços de dados através de sua rede GSM utilizando a tecnologia GPRS/EDGE. A TIM é a única operadora móvel presente em todos os Estados brasileiros. Sua base de clientes no Brasil alcançou 25,4 milhões em dezembro de 2006. A Rede TIM GSM/GPRS atende a mais de 2.455 municípios.

A TIM têm também autorização para prestar serviço de Longa distância Nacional e Internacional em todo o Brasil. (Código de operadora: 41). Site: www.timbrasil.com.br

claroA Claro (Telecom Américas) é a subsidiária da América Móvil para o Brasil. A América Móvil do empresário Carlos Slim, controla também a Telmex, principal operadora de telefonia fixa do México e controladora da Embratel.

A Claro é uma das principais empresas de telefonia móvel do Brasil. Atuando nacionalmente em 21 Estados e no Distrito Federal, a Claro está presente em mais de 2.300 cidades e atende a mais de 24 milhões de clientes. A Claro oferece cobertura 100% digital em todo o País com tecnologia GSM, a mais utilizada no mundo e segura contra a clonagem. A Claro é resultado da unificação de seis operadoras: Americel (Centro-Oeste e parte da região Norte), que iniciou suas operações em 1997, quando foi lançada a sua rede TDMA, ATL (RJ e ES), BCP Nordeste, BCP SP, Claro Digital (RS) e Tess (interior e litoral do Estado de SP), que iniciaram suas operações em 1998 também com a tecnologia TDMA. Site: www.claro.com.br

amazonia-telemig-celularAmazônia Celular e Telemig Celular são empresas controladas pelo grupo Telpart, que tem como acionistas fundos administrados pelo Opportunity e investidores como os fundosde pensão Previ, Sistel e Petros.

A Amazônia Celular e a Telemig Celular são operadoras da Banda A com tecnologia TDMA e GSM. Estas operadoras iniciaram a operação de sua rede GSM em 28/09/2004. A Telemig Celular adquiriu em 21/09/2004 a licença para a Banda E na região correspodente a área atendida pela Triângulo Celular em Minas Gerais, passando desta forma a atender todo o estado a partir de 30/05/05. Amazônia: Site http://www.amazoniacelular.com.br – Link : Telemig: Site http://www.telemigcelular.com.br

brasil-telecomA Brasil Telecom é uma empresa brasileira que atua nas área de Telefonia Fixa e tem as seguntes subsidiárias: BrT Serviços de Internet S.A e a Brasil Telecom GSM.

Desde 1998 a Brasil Telecom presta serviços de telefonia fixa local no Distrito Federal e nos estados do Acre, Rondônia, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em julho de 1999 passou a oferecer o código CSP 14 para ligações interurbanas e em janeiro de 2004 o CSP 14 passou a operar para todo o país e em ligações internacionais. Além disso, provê conexão à internet em alta velocidade com o Turbo, que usa a tecnologia ADSL, acesso rápido à rede sem ocupar sua linha telefônica, e oferece conteúdo 100% banda larga pelo provedor BrTurbo e BrTurbo Empresas. E se a necessidade for mobilidade para acessar a rede sem fio, A Brasil Telecom dispõe seus serviços através da BrTurbo ASAS. Para acesso discado à internet, a Brasil Telecom oferece o iBest, o segundo maior provedor gratuito do mercado brasileiro. Site: http://www.brasiltelecom.com.br

ctbcA CTBC Telecom, Companhia de Telecomunicações do Brasil Central, pertence ao grupo brasileiro Algar e tem como base de atuação a região do triângulo mineiro onde controla a concessionária de telefonia fixa e a peradora de celular da Banda A.

Empresa do grupo brasileiro Algar, a Companhia de Telecomunicações do Brasil Central – CTBC é a única operadora com mais de 50 anos de atuação no Brasil. Nascida em Uberlândia, interior de Minas Gerais, oferece soluções integradas em telefonia fixa e celular, data center, comunicação de dados, internet, contact center e serviços de engenharia.

A CTBC foi a primeira a implantar a telefonia celular no interior do país; a primeira a trazer a telefonia digital, a telefonia celular pré-paga, a telefonia via cabo, o fax celular, o reconhecimento de fala e o telefone público para deficientes físicos de voz e audição. A CTBC foi a primeira empresa na América Latina a receber o certificado ISO 9002 – Instituto Bureau Veritas Quality International – de atendimento ao cliente.

A CTBC Telecom controla também a ACS (Contact Center) e outras empresas de TV a Cabo, Internet, data Center e Engenharia de Redes. Site: http://www4.ctbctelecom.com.br

sercomtelA Sercomtel é uma operadora de telecomunicações Londrinense e oferece soluções completas em comunicação. A Sercomtel tem a disposição serviços de Telefonia Fixa convencional, Telefonia Celular GSM, Longa Distância pelo código 43 e banda larga SuperVia para acesso a Internet.

A Sercomtel foi a primeira operadora brasileira a utilizar a central CPA (Central de Programa Armazenado) Digital. Hoje, a sua rede de Telefonia Fixa é totalmente Digital. Já Em 1992, a Sercomtel fez de Londrina a primeira cidade do interior e a quarta do Brasil a ativar o serviço móvel celular. Quatro anos mais tarde, Londrina seria primeira cidade do Brasil a empregar tecnologia digital no serviço móvel celular. Com a privatização das telecomunicações no Brasil em 1998, a Sercomtel estabeleceu parceria com a Copel para impulsionar o crescimento da empresa. A Sercomtel ampliou a sua atuação a partir de 1999. Segundo informações da empresa, a plataforma de banda larga da SERCOMTEL foi totalmente renovada e hoje ela é 100% Ethernet, o que torna o tráfego de dados e Internet mais rápido e menos sujeito a interferências. Site: http://home.sercomtelfixa.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezessete − seis =